quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Inês Madeira | Mezzo-Soprano

Estudou canto no Conservatório Nacional de Lisboa, com a Professora Manuela de Sá.

Fez uma pós-graduação na Flanders Operastudio (bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian).

Em ópera interpretou os papéis de Dido em Dido and Aeneas, de Purcell; Lisinga em Le Cinesi, de Gluck; Dritte Dame em Die Zauberflöte, de Mozart; Narrador em Fables, de Ned Rorem; Amastre em Serse, de Handel; Frau Peachum e Jenny, em Die Dreigroschenoper de Kurt Weill; Carmen numa adaptação de Peter Brook da Carmen de Bizet, La Tragédie de Carmen; Elisa em La Spinalba, de F. A. de Almeida; Joana em Saga, de Jorge Salgueiro; Hanna em Jerusalém, de Vasco Mendonça e Luggrezia em Il Frate Nnamorato, de Pergolesi.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Carolina Barbosa

A jovem soprano Carolina Barbosa nasceu em Angra em 1996. É aluna do 9.º ano na Escola Tomás Borba, onde frequenta o ensino artístico integrado. Estuda Canto com Ana Paula Pereira, Formação Musical com Antero Ávila e Guitarra Clássica com José António Sousa. Integra, desde a sua formação, o Coro Juvenil da Sé Catedral de Angra, sob a direcção de Ana Paula Pereira.

Alla Lanova | Soprano

Alla Lanova é soprano e intérprete de bandura, instrumento tradicional da Ucrânia, país onde nasceu. É licenciada pelo Conservatório Estatal de Lviv (M. Lysenko).

Em 1993, participou na primeira competição internacional para intérpretes de bandura, instrumento que produz um som semelhante ao da harpa, em que se especializou, tendo sido premiada pela performance de um tema original de bandura e canto. Nesse ano participou, ainda, no Festival Internacional «Das Jungendfestspieltreffen», em Bayreuth, na Alemanha, onde actuou com uma orquestra de câmara como vocalista e vocalista-intérprete de bandura.

Em 1995 actuou na Alemanha e na Polónia com a orquestra Wind-Instrument da Sociedade Filarmónica de Lviv. Foi professora de bandura e canto na Escola-Internato  Secundária Especializada de Música S. Kruchelnytska, em Lviv, para alunos sobredotados e iniciou a actividade docente nos Açores, no ano lectivo de 2000/2001, no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo. Lecciona Canto, Conjuntos Vocais e Coro.

sábado, 23 de outubro de 2010

Ricardo Toste | Órgão

Nascido em 1986, na Terceira, iniciou os seus estudos de órgão com António Duarte. Em 2006, ingressa na Universidade de Aveiro, no curso de Licenciatura em Música sob a orientação de Domingos Peixoto e Edite Rocha. Frequentou masterclasses de órgão com Louis Robilliard e Edite Rocha na Universidade de Aveiro, e com Montserrat Torrent, em Palência, em 2009.

É organista da Sé Catedral de Angra, desde Dezembro de 1999. Tem realizado diversos concertos, designadamente em Aveiro, na Temporarda de órgão do Ciclo Buxtehude, em 2007; no evento Momentos Musicais do Museu aveirense e, ainda, na Igreja Evangélica Alemã, no âmbito do Festival Internacional de Órgão de Lisboa, em 2006 e 2007. Participou num dos concertos do ciclo em que foi interpretada a obra integral de Olivier Messiaen, na Sé Catedral de Lisboa. Tocou com a Orquestra Filarmonia das Beiras obras como Paixão Segundo S. Mateus e as Oratórias de Natal e da Páscoa de J. S. Bach.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Rodrigo Lima | Flauta


Rodrigo Manuel dos Santos Lima, 26 anos, natural da freguesia de Santa Cruz, Praia da Vitória. Iniciou os seus estudos musicais aos nove anos de idade na Filarmónica União Praiense, e dois anos mais tarde começa o Curso Complementar de Música no Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, concluindo-o em 2002.

Na sua actividade musical destacam-se concertos, em dueto com guitarra clássica; com a Orquestra e o Sexteto do Teatro Angrense; com a Orquestra Juvenil da Terceira, como solista; com as Orquestras Sinfónica Juvenil de Lisboa, Angra Jazz, Horta Camerata e Académica Metropolitana de Lisboa; foi músico convidado da Orquestra Metropolitana de Lisboa e recentemente desempenhou o cargo de 1.º flautista na Orquestra Francisco Lacerda, em obras como "A Criação" de Haydn e Nona Sinfonia de Beethoven.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Rui Meneses | Flauta

Rui Miguel Pereira Meneses, tem 14 anos, é natural da vila das Lajes, Praia da Vitória.

Iniciou os seus estudos musicais com 11 anos na filarmónica Recreio Lajense e, dois anos mais tarde, iniciou-se na classe de Tlauta Transversal com o professor Rodrigo Lima, na Escola Francisco Ornelas da Câmara, da Praia da Vitória. Na sua actividade musical destaca-se um concerto com a Banda Militar dos Açores.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Jordi Soler | Contrabaixo

Concluiu o curso superior, na classe do Professor Toni Garcia Araque, em 2005, na Escola Superior de Música de Catalunya, em Barcelona. Posteriormente, realizou um mestrado e uma pós-graduação na Guildhall School of Music and Drama e na Hochschule Musik und Theater de Zurich, sob orientação dos professores Rinat Ibragimov e Duncan McTier, respectivamente.

Adquiriu experiência orquestral integrando os seguintes colectivos: Jove Orquestra Nacional de Catalunya, Jove Orquestra Nacional de Cambra d'Andorra, Orquestra de l'Acadèmia del Gran Teatre del Liceu, Joven Orquestra Nacional de España. Colabora frequentemente com a Orquestra de Barcelona i Nacional de Catalunya, Orquestra Sinfònica del Vallés, Orquestra Julià Carbonell de les Terres de Lleida, Orquestra Ciutad de Almería, 21st Century Orchestra (Lunerna).

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Jordi Claret | Violoncelo

Nascido em Barcelona em 1983, filho do célebre violinista, director da Orquestra Nacional Clásica de Andorra e primeiro director da ESMUC (Escola Superior de Música de Catalunya) - Gerard Claret -, começa a estudar violoncelo aos seis anos com Ana Mora, Eulàli Subirà e, mais tarde, Iñaqui Etxepare.

Recebeu ensinamentos e conselhos de violoncelistas reconhecidos internacionalmente como Asier Polo, Laurence Lesser, E. Arizcuren, Daniel Grossgurin, Wen-Sinn Yang, Amit Peled, bem como de professores de música de câmara como Cuarteto Casals, Charles Tunnell e Endellion String Quartet.

Em 2005, ganha o primeiro prémio de música de câmara Sant Anastasi com o Cuarteto Contrast e participa com o mesmo nos festivais internacionais de Torroella de Montgrí e Narciso Yepes.

Em 2008, obém a licenciatura superior de violoncelo com matrícula de honra na Escola Superior de Música de Catalunya (ESMUC) com o professor Michel Poulet.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Oleguer Aymamí | Violoncelo

Nasceu em Sabadell em 1982. Iniciou os estudos de violoncelo aos sete anos e, com dez, ingressou na Escolania de Montserrat, sob a direcção do Pe. Ireneu Segarra. Após finalizar o grau médio com a classificação máxima, iniciou os estudos superiores com Marçal Cervera, tendo finalizado o curso na Escola Superior de Música de Catalunya, em Barcelona, com Damià Martinez.

Frequentou as masterclasses de reconhecidos violoncelistas como Lluís Claret, Bernard Greenhouse, Radu Aldulescu, Daniel Grosgurin, María de Macedo, Jean Decroos e Roel Dieltiens. Também realizou masterclasses de violoncelo barroco com Christophe Coin e Balazs Mate.

Tem grande motivação para a música de câmara e trabalhou com diferentes formações e professores, tais como os membros do Quartet Casals e do Quatuor Ysaye, Charles Tunnell e Feliu Gasull entre outros. Foi também na Escola Superior de Música de Catalunya que iniciou os estudos de violoncelo barroco com Bruno Cocset; além disso, nessa Escola, colaborou em numerosos projectos de música antiga sob a direcção de músicos como Pedro Memelsdorff, Manfredo Kraemer, Xavi Diaz e Alfredo Bernadini. Actualmente cursa o mestrado de violoncelo barroco com Bruno Cocset, no Conservatório de Genebra. Integra diferentes grupos de distintos estilos de música que abrangem desde a música antiga até à música contemporânea, tais como Dell'Alto Mondo, New Century Baroque, Brossa Quartet de Corda, Sonart Ensemble e Orquestra de Cambra Terrassa 48. Com o pianista Gregori Ferrer, forma um duo que já tocou em várias regiões da geografia catalã, bem como nas ilhas Terceira e Graciosa, nos Açores.

domingo, 17 de outubro de 2010

Diana Franov | Viola


Nasceu em Barcelona em 1984. É formada em viola pela Escola Superior de Música de Catalunya, onde foi aluna de Ashan Pillai e Enrique Santiago. Cursou também o mesmo instrumento na Hochschule für Musik de Karlsruhe (Alemanha), sob a direcção do professor Johannes Lüthy.

Entre 2007 e 2008, foi membro titular da Joven Orquestra Nacional de España. Entretanto colaborou com a Junge Deutsche Pharmonie, em projectos como Le Vin Herbé, da Rhur Triennale, na cidade de Duisburg.

Colaborou com o Ensemble Barcelona 216, especializado em música contemporânea, em realizações como Piturrino fa de Músic, de Carles Santos. Integrou também a Orquestra de l'Acadèmia del Liceo de Barcelona.

sábado, 16 de outubro de 2010

Laura Resina | Viola

Nasceu em Barcelona em 1983. Começou a estudar violino aos dez anos, continuando a sua formação no Conservatori Superior de Música de Barcelona e no Conservatori Professional de Badalona. Em 2008, finalizou os estudos superiores de viola, na Escola Superior de Música de Catalunya, em Barcelona. Posteriormente, realizou uma pós-graduação na mesma especialidade na Hochschule für Musik und Tanz Köln (Colónia). Durante dez anos praticou ballet clássico.

Independentemente da sua formação e experiência profissional como intérprete e docente, Laura sempre teve grande interesse pela gestão cultural e, sobretudo, pela produção de eventos artísticos. Em 2010, terminou a pós-graduação em Producció i Gestió d'Espectacles, na Universidade de Barcelona. Paralelamente, cursou pedagogia musical e pedagogia de viola.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Borja Mascaro | Violino

Começou os seus estudos musicais aos sete anos com Eva Panyella na Escuela Pública Puríssima Concepción, num projecto que incluía a música como ensino integrado dentro do currículo escolar. Continuou com o grau médio no Conservatorio Municipal de Música de Barcelona com Alex García.

Posteriormente, entrou no primeiro curso da Escola Superior de Música de Catalunya, onde estudou com o professor Kai Gleusteen, e, com Charles Tunnell e o Cuarteto Casals, música de câmara.

A partir de então, continuou a sua formação em Barcelona, com Tatiana Aleshinsky, e foi bolseiro da Fundació Güell para realizar, em Sevilha, durante dois anos, o mestrado em Interpretación Orquestal da Fundación Barenboim-Said, onde estudou violino com o professor Mathis Fischer e música de câmara com membros da Staatskapelle de Berlim.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Jordi Herrera | Violino

Nasceu em Tarragona em 1982, onde terminou o Bachalerato em 2000. Em 2005, concluiu a licenciatura em violino na Escola Superior de Música de Catalunya. Terminou o grau superior, no mesmo instrumento, em 2008, na Alemanha, na Hochschule für Musik Saar, Saarbrücken. Actualmente é estudante de pós-graduação, na mesma instituição, sob orientação de Joshua Epstein.

Entre os seus mestres, destacam-se, em violino: Joshua Epstein, Raquel Castro, Agustín León-Ara, Evelio Tieles, Joaquim Miracle; em música de câmara: Eduard Brunner, Tatevik Mokatsian, Cuarteto Casals, Cuarteto Ysaÿe, Charles Tunnell.

Trabalhou com jovens orquestra, nomeadamente: Joven Orquestra Nacional de España, de 2004 a 2007, Inter-Regionales Jugenorchester (IRO); Ochsenhausen (Alemanha), 2004 e 2005; Jove Orchestra Nacional de Catalunya, 2002 e 2003; Eurorchestres, França, 2002; Orchestra di Laboratorio di Pergine, Itália, 2000 e 2001; International Park Orchestra, Bad Muskau (Alemanha), 1998 e 1999.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Elena Rey | Violino

Nasceu em Barcelona, em 1986. Iniciou os estudos de violino aos nove anos, no Conservatorio Profesional de Música de Girona, tendo finalizado o curso com as mais altas classificações. Posteriormente, estudou no Conservatorio Superior de Musica del Liceo de Barcelona, e na Escola Superior de Musica de Catalunya.

Desde 2007-2008 é aluna da Escuela Superior de Música Reina Sofia, na Cátedra de Violino Fundación Telefónica do professor Zakhar Bron. É bolseira da Fundación Rayet e da Fundación Albéniz. Como aluna desta Escola tem recebido lições magistrais de professores como Igor Ozim, Ana Chumachenco, Eszter Perényi, Kim Nam Yun, entre outros. É ainda membro da Orquestra de Cámara Sony e da Orquestra Sinfónica Freixenet, dirigidas por prestigiados maestros. Foi galardoada como a aluna mais distinta daquela cátedra durante o curso 2007-2008, e distinguida na cátedra de música de câmara com piano em 2008-2009, e na cátedra de quartetos de corda em 2009, recebendo os ditos prémios das mãos da Rainha de Espanha.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Oriol Algueró | Violino

Naceu em 1976 e estudou violino com Xavier Turull, Gerard Claret, Augustín León Ara e Santiago Juan. Como bolseiro do governo catalão, ampliou os seus estudos em Utrecht (Holanda) com os professores Keiko Wataya e Charles-André Linale. Aperfeiçoou os seus conhecimentos com músicos do calibre de Félix Ayo, Rodney Friend, Wiktor Liberman, Mihaela Martin, Corrado Bolsi, Kees Hulsman, Miriam Fried e Tabea Imermann.

Ganhou vários prémios em concursos de violino e música de câmara. Actuou como solista no Auditori de Barcelona, Palau de la Música Catalana e no Auditório Manuel de Falla de Granada, entre outras salas prestigiadas.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Oleguer Beltran Pallarés | Violino


Nasceu em Prat de Comte, em 1984. Estudou na Escola de Música de Cambrils, no Conservatori de Vila-Seca, na Escola Superior de Música de Catalunya e na Universität der Künste de Berlim.

Recebeu aulas de mestres como E. Tieles, D. Ballesteros, E. Gratch, I. Oistrakh, A. León Ara, R. Sonne, E. Graubin e A. Gerhardt, entre outros. Em 1998, obteve o primeiro prémio, na categoria correspondente à sua idade, no certame de violino Vila de Salou.

Integrou diversas orquestras, nelas trabalhando com prestigiados maestros, destacando-se a Camerata XXI, a Jove Orquestra Nacional de Catalunya, a Joven Orquesta Nacional de España, a European Union Youth Orchestra, (Sir Colin Davis, Vladimir Ashkenazy, Andrey Boreyko), e a Gustav Mahler Jugenorchester. Por duas temporadas, foi concertino da Joven Orquesta Nacional de España e da European Union Youth Orchestra.

domingo, 10 de outubro de 2010

Jorge Barbosa | Director Coro Litúrgico

Nascido na Terceira, agente da PSP, integrou como coralista o grupo coral da sua freguesia natal - Agualva.

Participou no Curso de Pastoral Litúrgica, realizado em Angra, no qual foi director musical o Cónego Ferreira dos Santos.

É Baixo do coro da Sé desde 1995, e, em 2008, assumiu as funções de director do coro litúrgico. Aperfeiçoa os seus conhecimentos de direcção com Duarte Gonçalves-Rosa.

sábado, 9 de outubro de 2010

Duarte Gonçalves-Rosa | Direcção Artística

Natural de Angra, estudou piano com Maria Mourato, tendo seguido estudos no Conservatório de Angra sob a orientação de Artur Fonseca e Alice Martins. Licenciou-se em Direcção de Coro na Escola Superior de Música da Catalunha, em Barcelona, onde teve como mestres, entre outros, Lluis Vila i Casañas e Pierre Cao (direcção coral) e Xavier Puig i Ortiz (direcção de orquestra). É também licenciado em Estudos Portugueses, Ciências Religiosas e Ciências da Informação e da Documentação. É doutorando da Universidade dos Açores, com a tese Tomás Borba na História da Música Portuguesa do Século XX: Modernidade e Tolerância, sob a orientação dos Professores Rui Vieira Nery e Carlos Cordeiro.

Leccionou Português e Francês no ensino secundário durante mais de duas décadas. Actualmente é Assessor na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Angra do Heroísmo.

Eugénio Breda | Designer

Nascido na Carapinheira, Montemor-o-Velho, cursou Multimédia no Instituto Superior Miguel Torga em Coimbra e actualmente, termina o curso na Universidade Politècnica de Catalunya em Terrassa. Colaborou na Minhos Campus Party 2004 e no projecto editorial da monografia Tomás Borba publicada em 2008 por ocasião da inauguração da Escola Tomás Borba.

É o designer do cartaz e programa do concerto comemorativo dos 25 da Reabertura da Catedral de Angra. Foi também autor do material publicitário e programa do concerto comemorativo dos 475 de Angra Diocese e Cidade, realizado a 8 de Novembro de 2009.