Coro


O Coro da Sé de Angra tem por missão principal a animação das celebrações litúrgicas da Catedral. Paralelamente, vem desenvolvendo uma actividade de divulgação de documentos do espólio musical catedralício; assim, em 2008, por ocasião do segundo centenário da dedicação da Sé pelo Bispo D. José Pegado de Azevedo, interpretou os Responsórios das Matinas da Sagração da Sé Catedral de Angra, para solistas, coro, orquestra de cordas e órgão, compostos por João José Baldi, para o evento, em 1808. Em 2009, realizou um concerto, nos 475 anos de Angra, Cidade e Diocese, com a Missa Solene, dedicada ao Papa Leão XII, de D. Pedro, quarto rei deste nome em Portugal e primeiro Imperador do Brasil, e, em estreia absoluta, Nunc Dimittis de Antero Ávila, para solistas, coro e orquestra clássica.

Para a celebração dos vinete e cinco anos da abertura da Sé ao culto após o terramoto de 1980 e decorrentes derrocada e incêndio preparou o concerto com obras de João José Baldi, Frei José Marques e Silva, Pedro Machado de Alcântara, António José Soares, Tomás Borba e Antero Ávila, também para solistas, coro, e orquestra de cordas e órgão.

O Coro tem levado a feito diversas formações vocais com o barítono Rui Baeta.

Desde 2008 que o coro tem duas formações: o coro litúrgico, de que Jorge Henrique Lima Barbosa é director, e o coro de concertos, com reforços, sob direcção de Duarte Gonçalves-Rosa.